O funaná é um género musical relativamente recente. O próprio nome «funaná» também é recente, e data provavelmente dos anos 60 e 70.
Segundo a tradição oral, o funaná surgiu quando, numa tentativa de aculturação, o acordeão teria sido introduzido na ilha de Santiago no início do sec.XX, para que a população aprendesse géneros musicais portugueses.
O resultado, no entanto, teria sido completamente diferente: seria a criação de um género novo e genuíno.
Não deixa de ser curioso o facto de, mesmo sendo um género musical totalmente diferente, o uso da gaita e do ferrinho no funaná é análogo ao uso do acordeão e dos ferrinhos em certos géneros musicais portugueses como o malhão, corridinho, vira etc…

Dançar o Funaná (grupo Sankofa Black Gold)
Como dança, o funaná é dançado aos pares, com os executantes com um braço enlaçando o parceiro, enquanto que com o outro braço mantêm as mãos dadas.
A dança é efectuada imprimindo rápidas e fortes flexões alternadas de cada um dos joelhos, marcando os tempos do compasso.
No modo de dançar mais rural, os corpos estão ligeiramente inclinados para frente (havendo contacto nos ombros), e os pés levantam-se do chão.
No modo de dançar mais urbano, mais estilizado, os corpos estão na vertical (havendo contacto na zona peitoral), e os pés arrastam-se pelo chão.
Deixe um comentário